segunda-feira, 20 de junho de 2016

A CRIAÇÃO EM NÓS MESMOS /Fonte Original MITOS E LENDAS GUARANI (Visão DA CRIAÇÃO)

A seguir, citamos três mitos da tradição Tupi-Guarani, ligados àquela cosmovisão, contados por Kaká Werá Jacupé em encontros diversos. Em tais mitos pudemos depreender alguns paralelos na cosmovisão antroposófica, os quais estão descritos logo após a apresentação dos referidos mitos.
Introdução
Rudolf Steiner ressalta no texto acima citado a importância do mito, afirmando que não se trata de meras fantasias, ou seja, eles contêm verdades ligadas aos mais profundos mistérios e aspectos da humanidade. A seguir, citamos três mitos da tradição Tupi-Guarani, ligados àquela cosmovisão, contados por Kaká Werá Jacupé em encontros diversos. Em tais mitos pudemos depreender alguns paralelos na cosmovisão antroposófica, os quais estão descritos logo após a apresentação dos
 referidos mitos.





a) A Criação (1)
“Tupã cria a Mãe Terra e desenha nela as formas futuras: montanhas, lagos, rios. Agora, precisa de alguém para continuar o trabalho de criação. Ele cuidou das grandes coisas: criou o primeiro ser humano, Tupi-mirim, que significa “pequeno criador”.
“Esse primeiro ser humano não consegue habitar o mundo físico. Ele retorna a Tupã e diz que não consegue. E ele não consegue porque ele é etéreo, alado, luminoso, semelhante a um pássaro. Então, ele pergunta a Tupã: ‘Como faço para habitar esse mundo?’”
“Tupã responde: ‘procure nas quatro direções. Em cada direção você vai encontrar um mestre, que irá ensiná-lo como habitar esse mundo físico’.”
“Tupã-mirim retorna à Terra e saindo do Nascente vai ao Poente. Lá ele encontra uma pedra, e diz para ela: ‘pedra você pode me ensinar a viver aqui na terra?’ E ela diz: ‘claro que posso. Entra em mim, que você vai aprender’. Ele entra na rocha e medita na terra, pois a rocha faz meditação. Ele experimenta o corpo físico da rocha e diz: ‘ah então é isso que é viver na terra!’ E aí a rocha diz: ‘muito bem, você já aprendeu, agora pode sair’.”
“Depois ele vai em direção ao Sul, onde encontra uma palmeira (a palmeira é muito significativa na tradição). E aí ele fala para a palmeira: ‘como é que eu faço para habitar essa terra?’. Ela fala: ‘entra em mim que você vai aprender’. Ele entra e se torna à palmeira, se enraíza na terra. Então ele fala: ‘Ah isso é que é viver na terra?’ E depois a palmeira responde: pronto, você já aprendeu, agora busque outros mestres.”
“Aí, ele vai ao Norte, ao oposto, onde uma onça, que ele nunca tinha visto. Ele fala para ela: ‘você pode me ensinar a viver nessa terra?’ Ela diz: ‘claro, entre em mim’. E aí ele se torna uma onça. Pela primeira vez ele caminha pela terra, sente o cheiro, vê, corre. Então ele fala: ‘ah, então é isso!’ E a onça diz: ‘ pronto, você já aprendeu. Pode sair, siga seu caminho’.”
“Então , ele sai da onça e vai em direção a uma montanha, no Leste, e olha no alto da montanha vê uma gruta. Ele sobe. Daquela gruta sai uma luz de dentro dela. Ele entra na gruta e vê que aquela luz que ele via sai de uma serpente prateada. Uma serpente que não causava medo, mas serenidade. Ele fala: ‘você pode me ensinar a viver aqui na Terra’ Ela diz: ‘claro, eu sou o espírito da Terra.’ ‘Como faço par viver aqui’? A serpente vai caminhando em círculos, acumulando do chão um barro, e vai formando duas pernas, quadris, tronco, braços, um molde, que é o do primeiro ser humano. A mãe terra diz: ‘entra aqui que você vai aprender a viver na terra’. Ele encaixa naquele molde. E aí a mãe terra coloca dois cristais que são os olhos e aí fala: Vai lá fora que você verá o que é a terra. Quando ele sai, olha do alto da montanha e acha tudo maravilhoso, porque ele ainda não tinha visto a terra com olhos cristalinos. Tinha visto com olhos de onça, que é diferente. ‘Nossa, muito interessante’. E sente os pés na terra.”
“A mãe terra diz: ‘junto com o que te dei, você está levando meus dons. Os dons da terra, da água, do fogo e dos ventos.” “E o que faço com esses dons?”, pergunta Tupã-mirim.”
“Você tem quatro dons da minha influência. Com esses dons você me ajudará no mundo a fazer novas formas de vida. O que você quiser”, disse a serpente. “Além dos quatro dons, você recebeu também o dom de Nhandecy – dom de Tupã – e juntando os dons, você será imbatível”, completou a serpente.



“Como é isso? Onde está o dom de Nhandecy?”, perguntou Tupã-mirim.
“Está nas palavras”, respondeu a serpente. E completou: “e atenção, cuidado com o que pensa e com o que fala, pois o que você pensar e falar irá acontecer.”
E então ele desceu a montanha com os dons da Terra e com os dons do Céu. E experimentou o seu ‘poder’ dizendo: “arara”, e surgiu a primeira arara. Disse, então “urkurea” e apareceu uma coruja. E assim foram surgindos os pássaros e ele viu que tinha o poder da palavra. E continuou, dizendo: “jacaré” e apareceu o primeiro jacaré. E assim aconteceu com os peixes, plantas, animais.
Passado algum tempo, ele retornou à gruta e falou: “Mãe Terra, vim devolver o corpo e os dons que você me deu para viver na terra.”
E ela respondeu: “pode ficar com esse presente, esse corpo, estar sempre assim”.
Ele diz:” eu tive a onça, a palmeira e a pedra e tudo isso eu devolvi. Já aprendi a viver aqui e agora quero voltar para a terra de meu pai.”
A Mãe Terra diz, então, para Tupã-mirim que ele pode ficar com o corpo o tempo que quiser e que, quando se cansar, pode fazer uma cova e lá deixá-lo. Isto poderia ser feito em qualquer lugar, não precisaria volta lá para devolvê-lo.
Kaká Werá esclarece: “essa parte do mito está dizendo que cada um deles elementos: a palmeira, a rocha, a onça fazem parte do mundo material, são agregados materiais, que sustentam nosso ser e quando a gente morre esses agregados se desfazem, o que é da terra vai para a terra, o que é animal vai para animal, vegetal para vegetal, mas algo permanece, que é o ser.”
“Essa parte do mundo fala muito isso: o ser humano é criado no mundo, o mundo de cima, que é o mundo luminoso, etéreo e para viver na terra tem que descer níveis e para isso ele é recebido pela corte da mãe terra, que trabalha com a realidade dos mundos físicos. Por isso os povos reverenciam tanto as quatro direções, porque são simbólicas, porque representam forças que configuram o mundo físico, que é a força dos elementos: terra, água, ar e fogo, organizam e configuram o mundo físico. e tem as três fases que o homem passa para se tornar humano: o mineral, o vegetal e o animal. E ai quando ele morre no mundo físico, na verdade, são essas fases se desagregando.”
Ele retorna para Araimá, o mundo verdadeiro, a essência divina, Kuaracy (aspecto que Emana) ou Ñamandu (representa aspecto que agrega), mas os dois são os mesmos seres.
O Mito da Criação Tupi-guarani e a concepção antroposófica do ser humano
Todo o percurso pelo qual o personagem teve de passar, descrito nesse Mito da Criação indígena, ou seja, pelos reinos mineral, vegetal, animal e finalmente tornar-se um ser humano pode encontrar um paralelo na cosmovisão antroposófica.
Rudolf Steiner mostra os diversos estágios pelos quais o ser humano passou até chegar à forma que possui hoje na Terra, considerando a aquisição de seus vários “corpos”: físico, etérico, astral e o ‘eu’, até chegar a sua configuração atual.
No livro “A Ciência Oculta”, Steiner esclarece detalhadamente todo esse processo e, mais resumidamente, podemos citar:
“No mesmo sentido em que o homem tem seu corpo físico em comum com os minerais e seu corpo etérico com as plantas, em seu corpo astral ele é da mesma espécie que os animais.” (Steiner, R., 2006, p. 48-49).
Mais adiante, sobre ‘eu’ humano, que no mito indígena podemos identificar naquele momento em que o personagem recebe os olhos de cristais, Rudolt Steiner afirma:
“O quarto membro que o conhecimento supra-sensível atribui à entidade humana já não é compartilhado com o mundo manifesto em redor do homem. Trata-se justamente do que o diferencia dos demais seres – algo que o torna o ápice de toda a Criação circundante. O conhecimento supra-sensível dá uma idéia desse membro adicional da entidade humana indicando que também no âmbito das vivências de vigília existe mais uma diferença essencial. Essa diferença se evidencia de imediato à observação de que, em estado de vigília, de um lado o homem se encontra continuamente no centro de vivências que têm necessariamente de ir e vir e, de outro, também tem vivências em que isso não ocorre. Tal fato ressalta especialmente aos se compararem as experiências do homem com as do animal. O animal experimenta com grande regularidade as influências do mundo exterior e, sob a influência do calor e do frio, adquire consciência da dor e do prazer, bem como, sob certos processos regulares que ocorrem em seu corpo, adquire consciência da fome e da dor. A vida do homem não se esgota em tais experiência, pois ele pode desenvolver cobiças e desejos que transcendem tudo isso.”
“Tratando-se do animal, sempre é possível – desde que se investigue suficientemente – descobrir onde, dentro ou fora do corpo, existe o motivo determinante de uma ação ou sensação. No caso do homem, isso não ocorre de maneira alguma. Ele pode criar desejos e apetites para cuja origem não haja suficientes motivos nem dentro nem fora de seu corpo. A tudo o que incide nesse domínio deve-se atribuir uma fonte especial. Essa fonte pode ser vista, segundo a ciência supra-sensível, no ‘eu’ do homem. O ‘eu’ pode, portanto, ser considerado o quarto membro da entidade humana” (idem, pp.49-50).


sexta-feira, 17 de junho de 2016

CALENDÁRIO DOS RITUAIS COM SAGRADA MEDICINA DA FLORESTA ATÉ O PRESENTE MOMENTO E POR SEGUIR

                                                                            Queridos irmãos (ãs)





Abaixo seguem as  datas  para  os próximos Rituais, com ALTERAÇÃO na  DATA DE  JULHO/2016 que  SERIA  DIA  16/07 E  PASSARÁ  A  SER 23/07.


RITUAIS  JÁ  TRANSCORRIDOS :12/03/2016

Abril: 16/04/2016

Maio: 14/05/2016

Junho: 18/06/2016 (PRÓXIMO RITUAL)


******Julho: 23/07/2016******

Agosto: 20/08/2016

Setembro: 17/09/2016

Outubro: 15/10/2016

Novembro: 12/11/2016

Dezembro: 10/12/2016








quinta-feira, 16 de junho de 2016

REFLEXÕES E DICAS PARA AUTO CONHECIMENTO E AUTO-CURA



Ficam aqui algumas  DICAS  DE  TEXTOS  QUE  CONSIDERAMOS IMPORTANTES.


http://amenteemaravilhosa.com.br/15-frases-nos-ajudarao-inteligencia-emocional/

http://amenteemaravilhosa.com.br/por-tras-irritacao-frequente

http://amenteemaravilhosa.com.br/5-feridas-emocionais-da-infancia-que-persistem-idade-adulta/

http://amenteemaravilhosa.com.br/maes-filhas-vinculo-cura-vinculo-fere/

http://amenteemaravilhosa.com.br/quando-boca-cala-corpo-fala/?utm_medium=post&utm_source=website&utm_campaign=popular


Você FAZ  ACONTECER AS  MUDANÇAS na  SUA  VIDA!




SEÇÃO DE TEXTOS E REFLEXÕES INTERESSANTES


 Fotos Acervo pessoal :FAMILIA FELINOS DO CÉU RENASCER DAS  ÁGUIAS

http://amenteemaravilhosa.com.br/lenda-budista-sobre-gatos/


Foi na Tailândia e dentro desse contexto que foi escrito “O livro dos poemas do gato”, ou o Tamra Maew, conservado hoje em dia na biblioteca Nacional de Bangkok como um autêntico tesouro que deve ser preservado. Em seus antigos papiros se pode ler uma encantadora história que conta que quando uma pessoa havia alcançado os níveis mais altos de espiritualidade e falecia, sua alma se unia placidamente ao corpo de um gato.Em primeiro lugar temos que saber algo muito importante. O budismo não está organizado em uma hierarquia vertical, como já sabemos. A autoridade religiosa descansa sobre os textos sagrados, mas, por sua vez, existe uma grande flexibilidade em seus próprios enfoques. A lenda que vamos mostrar tem suas raízes em uma escola específica: a do budismo theravada, ou o budismo da linhagem dos antigos.
A vida poderia ser então muito curta, ou o quanto a longevidade felina permitisse, mas quando chegava o fim essa alma sabia que subiria para um plano iluminado. O povo tailandês daquela época, (Leia  mais no site  acima  citado) VALE  Á  PENA!!



http://amenteemaravilhosa.com.br/lenda-budista-sobre-gatos/

ENCERRADAS AS VAGAS PARA RITUAL COM SAGRADA MEDICINA DA FLORESTA -18/06/2016


INFORMAMOS  QUE  ESTÃO ENCERRADAS AS  VAGAS PARA PRÓXIMO RITUAL NESTE  SÁBADO, 18/06/016

OS  EMAILS CONFIRMANDO  QUEM ESTÁ  INSERIDO, JÁ  FORAM EMITIDOS,ENTÃO: QUEM NÃO RECEBEU É  PORQUE  NÃO CONSEGUIU .


UM FRATERNO ABRAÇO

Raul e Liana



segunda-feira, 13 de junho de 2016

ABERTAS AS VAGAS PARA RITUAL COM SAGRADA MEDICINA DA FLORESTA -18/06/2016-SÁBADO ÀS 14HS.

QUERIDOS IRMÃOS(ÃS)



NOTIFICAMOS ABERTURA DAS  VAGAS À  PARTIR DE  AGORA .
PORTANTO, EMAILS  ANTERIORES Á  ESTE DIA E  HORÁRIO, NÃO SERÃO CONSIDERADOS.

RELEMBRAMOS: EMAILS  DEVERÃO SER  ENVIADOS INDIVIDUALMENTE PARA:

******ceurenascer@gmail.com ******






*Se você  tiver um compromisso neste Dia, aconselhamos que  "DECIDA" entre  seu "compromisso"  ou o Ritual, pois  NÃO liberaremos pessoas  que NÃO estejam em condições para  se  deslocarem,dirigir,etc..

*O Ritual está  Previsto encerrar  aproximadamente as  18hs* e  então às  19hs as  pessoas  já  devem estar em condições para retornar ás suas  casas. 
Cumpramos  o que nos  compete e  tudo  sairá  de  acordo.

******TRAZER  ALGO PARA  COMPARTILHAR NO LANCHE  COLETIVO.
"APRENDAMOS À  COMPARTILHAR".******

******TRAZER AGASALHO (MANTAS..) POIS  ESTÁ MUITO FRIO E  NÃO TEMOS O SUFICIENTE AQUI PARA TODOS(AS)!******

As  pessoas  que  chegam AGORA, por favor  LEIAM neste Blog as  Instruções  Gerais nas  "NORMAS DE  CONDUTA"(elencamos  abaixo) e  aos  mais  antigos, igualmente LEIAM sobretudo no que tange a  VESTIMENTA FEMININA para  evitar constrangimentos ou ser impedido(a) de  participar .

Solicitamos  chegarem  uma  meia hora  antes,para  preenchimento das  fichas e  também para  melhor organização dos  trabalhos.

A T E N Ç Ã O!

SÃO   20 VAGAS. INTRANSFERÍVEIS,POIS OBEDECEREMOS A  ORDEM DOS  EMAILS  ENVIADOS.

COLABORAÇÃO R$30,00(Trinta Reais)


*Os  trabalhos normalmente  tem duração de  4hs,portanto  a  "previsão" de  saída  será  "após 18hs"* quando então os  portões  serão REABERTOS.

Até  breve

Abs Raul e  Liana



NORMAS DE  CONDUTA

-NÃO É  PERMITIDO  TRAZER CRIANÇAS  AO RITUAL.


- NÃO SERÁ PERMITIDO REALIZAR O RITUAL DE BERMUDAS OU CAMISETA REGATA;

- É indispensável a apresentação de RG e CPF, para os adultos;

- Menores de 16 anos deverão portar RG ou certidão de nascimento, estar acompanhado de, ao menos, um dos pais ou do responsável legal (comprovar documentalmente o enquadramento de seu acompanhante);
- Para quem tem entre 16 e 18 anos, admite-se que participem dos rituais sozinhos, desde que apresentem RG e CPF;


- Trazer autorização, nos termos já escritos neste parágrafo (para participar de ritual espiritual com Daime ou Ayahuasca, assinada por um dos pais ou responsável legal, devendo comprovar, documentalmente, esta situação, com firma reconhecida em cartório, por autenticidade)

- Por estarmos junto à mata, aconselha-se trazer repelente de insetos;

- A liberação, após o ritual, só acontecerá com a autorização do responsável pelo ritual, o que normalmente acontece após uma hora e meia do encerramento. Esta espera é necessária para que cada um retorne ao estado mental de beta e possa retornar à sua rotina em segurança e em paz, muita PAZ.


A NÃO OBSERVAÇÃO DO PARÁGRAFO ANTERIOR VEDARÁ A PARTICIPAÇÃO NO RITUAL

 O resultado de qualquer trabalho espiritual com Ayahuasca é diretamente influenciado pela preparação prévia de cada um, o que inclui, durante os dias que antecedem o trabalho, abstenção de:
- Pensamentos e emoções de baixa freqüência;
- Evitar comidas pesadas ou excessivamente condimentadas, bem como, álcool e drogas;
- Aconselhamos comer algum alimento, não venha em pleno jejum;
- Antes de cada ritual, além das observações anteriores, recomenda-se especial atenção  com a alimentação, que deve ser leve e saudável, em quantidade moderada, a base de peixes, frutas, verduras, legumes e cereais, sem passar fome ou deixar de comer;
- Convém ainda evitar frituras e comidas oleosas ou pesadas, bem como encher o estômago além do necessário. Equilíbrio é a chave para alcançar o que cada um(a) necessita em seu processo de avanços e amadurecimento Espiritual, individualmente e coletivamente.

ATENÇÃO
Devido à alteração do metabolismo, decorrente da entrada no estado mental de alfa/beta, e da economia de energia do corpo humano, venha bem agasalhado. É NECESSÁRIO trazer um COBERTOR ou MANTA, mesmo em dias de sol ou calor, pois os trabalhos são juntos à mata, o que também contribui para temos uma temperatura mais baixa.

******Contribuição Individual R$30,00 (Trinta Reais)******


"O que nos motiva é o Amor e somos guiados pelos Desígnios de Deus. Que a Paz esteja com você."






❝ Aos olhos de Deus, somos todos pedras preciosas. E se a vida nos lapida, a outra parte cabe a nós de arredondar, colocar formas, dar brilho e fazer diferença no mundo. Faça a Diferença! ❞





sexta-feira, 10 de junho de 2016

MATÉRIAS INTERESSANTES

PARA  REFLEXÕES  COLETIVAS , AUTO CONHECIMENTO SOBRE "SI MESMO"(A)

FICA  A  DICA PARA  QUE  TODOS  POSSAMOS  "SER" MESTRES DE  NÓS MESMOS...

AGREGAR  CONHECIMENTO, PENEIRAR, SENTIR  O QUE LHE  FALA  AO CORAÇÃO É  MUITO  SALUTAR.

"SE" O ENSINAMENTO É  BOM...AGREGUE.

FONTE:
http://www.todos-os-sentidos.com.br/9-formas-de-identificar-um-falso-guru-ou-mestre-espiritual/


O velho paradigma dos sistemas de crença controladores da vida e de manipulação da mente deixou que muitos finalmente percebessem que eles têm vivido em uma realidade artificial, criada por pessoas egoístas em delírios de poder. Isto levou a uma situação em que muitos estão vagando, tentando encontrar seu próprio caminho em um mundo sem muitos líderes verdadeiros.